Chegou o livro do Acordo Fotográfico

 

Vai para seis anos que escrevo sobre os livros dos outros e hoje escrevo sobre o meu o que, acreditem, tem para mim contornos surreais. O livro está aí, mas ainda não me parece verdade…

Quando comecei o Acordo Fotográfico, em 2011, não demorou muito a que algumas pessoas começassem a comentar que isto qualquer dia dava um livro. Achei a ideia prematura até à tarde em que acabei de escrever o último post sobre a volta ao mundo que fiz em 2014, sobre os leitores que conheci nesse périplo e sobre os lugares que visitei. Aí sim, suspeitei que teria material para que um dia um livro pudesse ser publicado.

Julgo que ainda em 2014 fiz um par de contactos com editoras nacionais pedindo-lhes que avaliassem a viabilidade de uma edição. Mas as reacções não foram positivas. Poucos meses depois, a minha vida dava uma volta: despedia-me da empresa onde trabalhara quase quinze anos e aceitava um desafio profissional em Cabo Verde. Foi aí, na pacatez do Mindelo, na Ilha de São Vicente, entre Agosto e Setembro de 2015, que dei forma à primeira versão do livro do Acordo Fotográfico. Ficou guardado na gaveta.

Até aos últimos dias de Dezembro de 2016 quando, fruto de um episódio de serendipidade — palavra de que gosto tanto, tanto —, chegou por e-mail o convite para a publicação: Francisco Vale, editor da Relógio d’ Água, ouvira a reposição da minha entrevista na Antena 1, que tinha ido para o ar um ano antes.

Nessa entrevista, Pedro Rolo Duarte perguntou-me se não pensava desistir do Acordo Fotográfico. Respondi convictamente que não. Ainda hoje, não me passa pela cabeça abandoná-lo, mesmo que a frequência dos posts tenha diminuído. É para aqui que canalizo grande parte das minhas energias, é para o Acordo Fotográfico que continuo a idealizar projectos, sejam eles exposições fotográficas, palestras ou viagens. Honestamente, não sei se alguma vez estarei pronta para deixar o blogue que mudou a minha vida.

Moral da história? Sonhar. Trabalhar. Persistir. Pacientar. No tempo certo, tudo acontece.

Uma Volta ao Mundo com Leitores” já está à venda online e chega ainda esta semana à livrarias físicas.

Boas leituras!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s