Já li – A Balada de Adam Henry

DSCF1184

PORQUE LI?

Foi um projecto profissional (do qual vos falarei certamente mais adiante) que colocou este livro no meu caminho. Seleccionei um conjunto de títulos de ficção que abordam a questão da tomada de decisão e depois de analisadas as diversas opções com o meu cliente, a escolha recaiu sobre o romance mais recente de Ian McEwan. O projecto implicou que também eu o lesse. Em vez de comprá-lo, requisitei-o na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos. Li-o em pouco mais de dois dias, aproveitando duas longas viagens de comboio.

O QUE ACHEI?

Serendipidade. Ando apaixonada por esta palavra. Diz o dicionário on-line da Porto editora que significa a “aptidão de atrair a si acontecimentos favoráveis de maneira fortuita; o dom de fazer boas descobertas ao acaso”. É a primeira expressão que me ocorre quando recordo a leitura d’ “A Balada de Adam Henry”, o meu primeiro Ian McEwan, que se revelou muito adequado ao momento que vivo.

Fiona Maye é um juíza bem sucedida, mas parece ter perdido o controlo à sua vida pessoal. Quando é chamada a decidir sobre o caso de um adolescente que se recusa a receber uma transfusão de sangue por razões religiosas, Fiona, habitual cumpridora com rigor dos deveres do seu ofício, pisa o risco e teme ter perdido, também, as rédeas à carreira profissional.

Apreciei particularmente como ao longo do romance se desenrolam em paralelo os dois planos de acção — a vida pessoal e a vida profissional de Fiona — e as linhas subtis que os unem constantemente. Também gostei das muitas referências a elementos de uma certa cultura clássica — o teatro, a literatura a música. E gostei muitíssimo da escrita de Ian McEwan que, sem hermetismos mas com uma linguagem riquíssima, constrói um romance curto, porém intenso, sobre algumas das maiores complexidades do ser humano e onde o esgrimir inteligente de argumentos nos estimula a olhar para certos assuntos de outra perspectiva.

Um romance muito bom ao alcance de qualquer leitor.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s