Adnan, no Moustache

DSCF0133 (1)

Já perdi a conta aos leitores que fotografei no Moustache e é tão certo como eu estar aqui a escrever este post que o Adnan não será o último. Esta coffee house na Praça Carlos Alberto é, desde que abriu, um dos meus lugares favoritos na Invicta para relaxar, ler, fazer uma refeição ligeira, conversar com amigos e, agora, até para trabalhar.

No passado sábado, estive lá boa parte da minha tarde na companhia de uma amiga e foi então que conheci este estudante turco, que veio para Portugal continuar os seus estudos anglo-americanos no âmbito do programa Erasmus. Adnan chegou no início do ano lectivo e ficará por cá até ao final do segundo semestre, uma oportunidade que o enche de genuína alegria, sublinhada com um sorridente “I love Porto!”.

Quando o interrompi, lia e sublinhava “On Photography” (“Ensaios Sobre Fotografia“, na edição portuguesa), um conjunto de textos de Susan Sontag sobre as questões estéticas e éticas levantadas pela presença constante de imagens fotografadas nas nossas vidas. “Estou a ler estes ensaios porque para além de me interessar por fotografia, a leitura é recomendada para o meu curso”, disse Adnan. “A autora é extremamente crítica em relação à exploração industrial e comercial da fotografia na América e na Europa. Ao contrário de outras leituras que tive de fazer forçado, desta estou a gostar muito. Aliás, eu sabia que ia gostar e agora estou só a confirmá-lo”.

Por causa dos seus estudos universitários, Adnan lê sobretudo literatura americana e aponta Jack London como o seu autor favorito, “porque é um grande crítico do sonho americano, embora o tenha vivido à sua maneira, de forma livre e aventureira”, explicou. Certezas em relação ao livro da sua vida, ainda não as tem; receia ser injusto. Mas há uma ideia que defende com muita convicção: “Para mim a melhor maneira de aprender é viajar. Mas ao viajar é obrigatório ler para consolidar o que se aprende. Por isso não posso viver sem livros”.

Também muito convicta, cheguei a casa e fui buscar “Ensaios Sobre Fotografia“, que esperava por mim na estante desde fevereiro de 2014. Já estou a ler.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s