Ariana & Carson Maccullers

 
Se há coisa de que gosto muito é fazer de conta que sou turista na minha cidade (já posso dizer que é minha, não posso? Ao fim e ao cabo, são treze anos. É a cidade onde vivi mais tempo em toda a minha vida!), e é com algum espanto que constato que no Porto há sempre alguma coisa para fazer pela primeira vez desde que se tenha espírito para partir à descoberta e fugir dos lugares rotineiros. Espírito de turista, portanto…
 
Num destes domingos soalheiros andei a vaguear por aí de câmara a tiracolo, na companhia da minha amiga C. Foi o dia em que fui pela primeira vez à Feira dos Pássaros, de manhã cedo, subi pela primeira vez à Serra do Pilar, andei pela primeira vez no Funicular dos Guindais e visitei pela primeira vez exposições patentes no Centro Português de Fotografia. Isto para não falar na deliciosa estreia no Munchie ao almoço, onde todos os hambúrgueres têm nome de pecado mortal, e na descoberta dos gelados caseiros Sou Sweet ao lanche. E para terminar o dia em beleza, ainda assisti por mero acaso à procissão do Sr. da Boa Fortuna, na Freguesia da Vitória, também esse um momento inédito.
 

A minha caminhada levou-me, também, à Rua das Galerias de Paris onde acontecia  o habitual mercado urbano, um tipo de evento muito em voga por estas bandas. Foi aí, junto à bancada onde tinha expostas peças de bijutaria feitas por si, que encontrei a Ariana a ler “Balada do Café Triste“, um romance de Carson Mccullers que lhe foi recomendado e que, embora não tivesse passado das primeiras páginas, já lhe parecia muito interessante. Por se dizer leitora habitual e afirmar que lê de tudo um pouco pedi-lhe que arriscasse apontar o livro da sua vida. Respondeu-me que há uns anos não hesitaria em escolher “A Campânula de Vidro“, de Sylvia Plath, mas que se o relesse hoje talvez já não o fosse…

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s