Catarina, a persistente

 
Não são raras as vezes que em visitas a museus, cá dentro ou lá fora, vejo vigilantes a ler. No entanto, julgo que ainda não me tinha deparado com uma situação destas desde que o Acordo Fotográfico existe. Embora esteja convencida que ler no exercício destas funções não seja motivo de repreensão — sobretudo no dia de um grande jogo de futebol em que o museu estava vazio —, a pedido da Catarina não vos vou fornecer grandes detalhes sobre o local onde nos conhecemos. Posso dizer-vos, ainda assim, que hesitei muito em pedir esta fotografia, porque a grande sala onde ela se encontrava exibia uma única peça sobre a qual se concentrava a pouca iluminação existente, o que dificultou bastante a captura desta imagem. 
 
Quando expliquei à Catarina no que consistia o Acordo Fotográfico e lhe perguntei se lia com frequência, a resposta foi desconcertante: “É interessante fazer-me essa pergunta porque eu detesto ler.” Perante esta afirmação inesperada ri-me, embora sem qualquer maldade, expliquei-lhe que nunca antes alguém me tinha dado uma resposta semelhante e que a nossa conversa ia resultar num post muito interessante. 
 
Contou-me a Catarina que para si ler é uma luta e está convencida de que isso se deve ao facto de nunca ter sido incentivada a fazê-lo, embora a sua mãe tenha sido em tempos uma grande leitora. Assume sem complexos que desiste dos livros e que em toda a sua vida talvez tenha lido apenas três até ao fim. Às vezes, decidida a fazer mais um esforço, entra na FNAC e investe horas na escolha de um livro. Depois chega a casa, lê umas páginas e coloca-o de parte. Mas a Catarina persiste e neste seu combate em prol do gosto pela leitura aceitou a ajuda dos colegas de trabalho que gostam muito de ler e lhe receitaram policiais como forma de viciação garantida. Naquela manhã, antes de ir para o museu, foi à biblioteca da mãe e escolheu “A Hesitação de Maigret“, um policial de George Simenon que diz ler-se bem, que ajudava a passar o tempo e que, muito provavelmente,  levaria até ao fim. 
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s