Já reli – Lua de Mel no Irão

dscf4426

PORQUE RELI?

Este foi o livro que, em 2001, me levou a decidir que um dia visitaria o Irão. Sonhei com isso quinze anos e pude, em 2016, após uma reviravolta considerável na minha vida profissional, aterrar em Teerão. Numa fase em que achava que dificilmente teria dinheiro para uma viagem deste género pude, por fim, visitar aquele que muita gente considera, ainda hoje, um dos países menos atractivo à face da Terra para umas boas férias. Estão todos redondamente enganados.

Reli “Lua de Mel no Irão” para viajar pela antiga Pérsia pela terceira vez, para recordar detalhes do país do qual tinha acabado de regressar, para confirmar que ficou muito por ver e que não me falta vontade de lá voltar.

O QUE ACHEI?

No meu entender, este livro faz pelo Irão aquilo que, provavelmente, muitas missões diplomáticas e reportagens não conseguiram fazer. Vejo-o como o derradeiro argumento para fazermos as malas, partirmos para oriente e conhecer o país real para além da geopolítica, dos petrodólares, do urânio enriquecido, dos conflictos religiosos e das intrigas da política internacional.

Custa-me entender como é que hoje, com o Irão a abrir as suas fronteiras aos turistas pela primeira vez em muito tempo e com centenas de viajantes portugueses a aterrar na antiga Pérsia todos os anos, este livro continue esgotado no nosso mercado. Urge reeditá-lo.

Lua de Mel no Irão” é um relato de viagem sensível e bem escrito, pautado pelo sentido de humor da autora, que não me cansarei de recomendar até aos que não tencionam jamais visitar o país. Garanto-vos que mesmo sem lá ir, ficarão com paisagens naturais e arquitectónicas lindas gravadas na memória, desejos súbitos de sabores exóticos e a alma aquecida pela extrema simpatia e delicadeza do povo iraniano. Vão, também, encontrar semelhanças surpreendentes com a maneira de ser portuguesa e aprender muito sobre a história e a cultura do país. É preciso valorizar sempre a aprendizagem de coisas novas porque a mente, o coração e os olhos se abrem a outras perspectivas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s