Maria Helena e os livros que ensinam / Jovens Caçadores de Leitores

maria-helena

Novo post produzido no decorrer do workshop “Jovens Caçadores de Leitores”, que aconteceu na Biblioteca Municipal do Porto, no âmbito da Feira do Livro do Porto 2016. Desta feita, a fotografia é da Ana Margarida Antunes e o texto da Mariana Santos, ambas com 13 anos.

***

Junto ao lago dos Jardins do Palácio de Cristal, ainda no decorrer da Feira do Livro do Porto 2016, encontrámos Maria Helena, uma simpática senhora, a ler um livro intitulado “Alquimia dos Sabores”, escrito por Guilherme Juvenal e Diana Pinheiro.

A obra foi oferecida a esta leitora pela sua filha, agora em viagem, e está a ser-lhe bastante útil. Maria Helena diz que a escrita está impecável, tal como a organização do livro, e que por isso tem boas expectativas a seu respeito.

Algo de que Maria Helena gostou de imediato no livro foi da importância dada ao olfacto, sendo que os autores referem que o reconhecimento de diversos tipos de cheiros pode ajudar a identificar doenças. Maria Helena diz ter um olfacto tão apurado que lhe é possível “viajar” através dos cheiros, às vezes até para sítios que conheceu ou para outras alturas da sua vida.

Um dos escritores que mais gosta é Miguel Sousa Tavares, um célebre autor português. Costuma seguir os seus conselhos literários, assim como os de Pedro Mexia, um poeta, cronista e critico literário português.

Maria Helena explicou que sempre gostou de ler embora, infelizmente, devido à falta de tempo provocada pelo trabalho estafante, antigamente só pudesse ler no Verão. Agora que está aposentada tem muito tempo para ler e aproveita-o bem, lendo sobretudo à beira mar e em qualquer altura do dia.

Esta leitora prefere livros com que possa aprender algo e retirar conselhos. Um dos livros que mais a marcou foi “Cisnes Selvagens”. Leu-o numa época difícil da sua vida e ajudou-a a superar os seus problemas e a seguir em frente. Por lhe fazer lembrar essa altura de luta, Maria Helena ofereceu o seu exemplar esperando que o livro pudesse ajudar mais alguém.

Com este exemplo de superação demos por terminada a nossa entrevista, desejando uma boa leitura e boa continuação de dia.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s