Porque é Dia Mundial do Livro

 
Não foi a primeira vez que entrei no alfarrabista que existe na Praça Guilherme Gomes Fernandes, na baixa do Porto, ali entre a Padaria Ribeiro e a Leitaria do Paço. Mas esta última visita foi especial porque atrás do balcão estava a Nair que, com extrema delicadeza e paciência, se dedicava ao restauro de um livro. 
 
A obra em causa era uma primeira edição de “Poemas Para Florbela“, publicado em 1950 pela editora Cítara e que inclui textos de diversos autores. No momento em que a fotografei, a Nair estava a lixar muito levemente o livro para limpá-lo, tarefa que também pode ser feita com uma simples borracha. Tudo isto, como me explicou, tem de ser feito com muito cuidado, para não se correr o risco de estragar o livro e desvalorizá-lo comercialmente. Quando estivesse limpo, seria encapado com papel cebola e estaria pronto para ser colocado à venda.
 
Hoje não vos mostro ninguém a ler, mas dou-vos a conhecer alguém que começou há muito pouco tempo a aprender a arte de restaurar livros para que outros possam lê-los. E achei que a história deste breve encontro merecia ser partilhada convosco hoje, que é Dia Mundial do Livro.
Advertisements

2 thoughts on “Porque é Dia Mundial do Livro

  1. Parabéns!
    Não poderia haver melhor data para tomar conhecimento do seu Acordo Fotográfico. Gostei muito da ideia, do tema e das lindas imagens que você compartilha nesse espaço.
    Sou brasileira, vivo em São Paulo, apaixonada por livros. Voltarei sempre.
    Obrigada e abraços, da Nanci Sampaio.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s